Os professores André Martins Biancarelli e Célio Hiratuka foram empossados como diretor e diretor associado do Instituto de Economia (IE) da Unicamp na tarde de segunda-feira (07), para o período 2019-2023. A cerimônia de posse contou com as presenças do reitor Marcelo Knobel, da coordenadora geral da universidade, Teresa Dib Zambon Atvars, docentes, funcionários e estudantes do IE e dirigentes de diversas unidades da universidade.
O novo diretor substituirá Paulo Sérgio Fracalanza, diretor do IE de 2016 a 2019. André Biancarelli é livre-docente em economia e fez toda a sua carreira acadêmica na Unicamp. Em seu primeiro discurso como diretor Biancarelli lembrou da importância da família na trajetória pessoal e profissional. Em uma breve análise declarou que a crise brasileira tem diversas camadas além da econômica, como política, institucional, jurídica e de valores. “No fundo vivemos uma crise civilizatória em que o diálogo, o respeito ao contraditório e a defesa do Estado democrático de direito viraram coisa de comunistas”, cravou.
André reafirmou a importância da defesa da universidade pública. “No nosso caso específico, temos sido um dos principais alvos dessa onda de obscurantismo. Não se trata de apenas uma crise de financiamento, sem diminuir a importância dela, mas sim de um processo de deslegitimação do conhecimento dia após dia”.
Ao final, Biancarelli se mostrou otimista ao relatar que ao mesmo tempo que a universidade tem sido atacada, nunca ela foi tão discutida e destacada no debate nacional. “A Unicamp hoje já é bem diferente da que surgiu e se consolidou como a melhor universidade do Brasil, em poucas décadas de vida. Sem abrir mão da sua excelência e suas marcas distintivas, temos hoje uma universidade muito mais colorida, mais aberta, mais inclusiva, mais presente na vida de muita gente, mais cuidadosa e respeitadora dos direitos humanos, mais tolerante e mais atenta às discriminações e preconceitos – racial, de gênero, de orientação sexual ou política. Fruto de mobilização e pressão, e exigência atual da sociedade esse é também é um compromisso nosso aqui no IE, e antes de tudo um caminho que não admite recuos ou retrocessos. Defender esta universidade, para além de todos os méritos que sempre teve, é muito mais fácil e gratificante.”
O Reitor Marcelo Knobel ratificou ao demostrar preocupação com o futuro da universidade pública: “Estamos num momento em que eu tendo a ser pessimista. É um momento de luta pela sobrevivência. Precisamos perceber como instituição que estamos nesse momento crítico”, disse.
O novo diretor associado, Célio Hiratuka, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Economia Industrial e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, empresas transnacionais, investimento direto estrangeiro, desenvolvimento industrial e relações Brasil-China.