NOTÍCIA
Três estudantes do Instituto de Economia da Unicamp (IE-Unicamp), Lucas Ferreira Lima, Antônia Larissa Alves Oliveira e Abimael Francisco de Souza, participaram do Programa de Estudos sobre Políticas do Desenvolvimento da Escola Latino-Americana de Estudos do Desenvolvimento (ELADES), organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em Santiago, Chile.
O programa, realizado entre julho e agosto de 2024, reuniu 36 estudantes de 16 países, selecionados entre 283 candidatos. Além do Brasil, participaram alunos de países como Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Itália e México. As aulas foram ministradas por acadêmicos e especialistas das diversas divisões da CEPAL, proporcionando um espaço de discussão e reflexão sobre os desafios do desenvolvimento na região.
Lucas Ferreira Lima, doutor em Desenvolvimento Econômico e pesquisador colaborador do IE-Unicamp, explicou sua motivação para participar do programa: "Intrigado pela impossibilidade de homogeneização do crescimento econômico dos países periféricos devido aos limites socioambientais, me inscrevi para participar da ELADES". Sua reflexão foi inspirada pela obra "O Mito do Desenvolvimento Econômico", de Celso Furtado, na qual o autor questiona a viabilidade de universalizar os padrões de vida dos países desenvolvidos sem provocar um colapso ambiental.
O programa da ELADES está estruturado em seis módulos: Introdução ao Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Político, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Pessoal. Totalizando 72 horas de aulas presenciais e 72 horas de trabalho e pesquisa não presencial, o curso ofereceu aos participantes uma visão ampla e interdisciplinar sobre as políticas de desenvolvimento na América Latina e no Caribe.
"A participação no programa permitiu aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento econômico-ecológico, considerando as especificidades dos países latino-americanos e do Caribe", comentou Lucas. Ele ressaltou a importância das trocas com estudantes de diferentes nacionalidades e com os especialistas da CEPAL: "As discussões enriqueceram a compreensão dos desafios regionais e abriram perspectivas para futuros trabalhos nessa área".
A ELADES, desde sua criação em 2000, já recebeu mais de 600 estudantes em suas diversas edições. O programa busca promover a geração e o intercâmbio de ideias sobre os problemas latino-americanos, com base nos aportes especializados das distintas áreas de estudo da CEPAL e nos avanços nas temáticas do desenvolvimento.
Apoio
A participação dos estudantes contou com o apoio institucional do IE-Unicamp e financiamento do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPEX). Criado em 2003, o FAEPEX tem como finalidade prover recursos complementares para projetos e atividades que contribuam para o enriquecimento da vida acadêmica da Unicamp. O fundo atua como um mecanismo suplementar aos auxílios de outras agências de fomento, visando potencializar o impacto das atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade.
O programa da ELADES também reforça o compromisso da CEPAL em manter o vínculo com o meio universitário, contribuindo para a formação de profissionais engajados nas temáticas do desenvolvimento. As aulas são ministradas por acadêmicos e especialistas das diversas divisões da comissão, promovendo um ambiente plural de pensamento.
Lucas Ferreira Lima destacou que a experiência internacional proporcionou uma visão ampliada dos desafios enfrentados pela América Latina. "A partir das discussões e reflexões promovidas pelo programa, é possível desenvolver pesquisas que considerem as particularidades regionais e contribuam para soluções mais adequadas aos nossos contextos", afirmou.
A participação dos estudantes do IE-Unicamp na ELADES representa um enriquecimento acadêmico significativo, permitindo que conhecimentos teóricos sejam confrontados com realidades diversas. Essa vivência contribui para a formação de uma perspectiva crítica e fundamentada, essencial para a atuação na área de desenvolvimento econômico.