MÍDIA

 

Fernando Nogueira da Costa | A Terra é Redonda

 

O desempenho coletivo de todos os inseridos no sistema não pode ser simplesmente inferido a partir do entendimento dos comportamentos dos seus componentes individuais

“Sofisma” é um argumento com dolo, isto é, construído com a intenção consciente de enganar o interlocutor, enquanto “falácia”, ao contrário, seria sem dolo. Embora seja construída sem a intenção de enganar, seria enganosa do mesmo jeito.

Sendo o sofisma um pensamento ou uma retórica com intenção de induzir ao erro, é apresentado com aparente lógica e sentido para leigos. Porém, possui fundamentos micros contraditórios com os macros – e leva a enganos.

Por exemplo, a abordagem do individualismo metodológico se concentra nas ações e decisões dos agentes individuais. Essas partes são componentes de um sistema complexo emergente de interações entre essas diversas decisões. Podem ser diferentes entre si e mesmo assim resultar em um padrão coletivo identificável pela análise macroeconômica – e distinta da intenção dos agentes individuais!

Portanto, o desempenho coletivo de todos os inseridos no sistema não pode ser simplesmente inferido a partir do entendimento dos comportamentos dos seus componentes individuais. Essa falácia lógica ocorre quando se assume o verdadeiro para as partes individuais de um sistema ser verdadeiro para o todo.

 

Leia o artigo completo: https://aterraeredonda.com.br/sofismas-economicos/