MÍDIA
Marcelo Manzano, Pietro Borsari, Ezequiela Scapini e José Dari Krein, pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, publicaram no último domingo, 25 de novembro, na Folha de São Paulo, o artigo "Fim da escala 6x1: viável para a economia, urgente para a sociedade".
O texto aborda a viabilidade econômica e a necessidade social de abolir a escala de trabalho 6x1. Os autores refutam os argumentos contrários, que associam a mudança ao aumento de custos e à perda de empregos, afirmando que tais discursos já foram usados em outros momentos históricos para frear avanços sociais, como o 13º salário.
Com base em dados da OCDE e do Sebrae, eles destacam que o custo do trabalho no Brasil é baixo e que a redução da jornada pode fomentar o consumo e estimular investimentos em tecnologia. Além disso, experiências internacionais indicam que jornadas mais curtas aumentam a produtividade e melhoram as condições de trabalho, contribuindo para uma economia mais inclusiva e competitiva.
Leia o artigo completo: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/11/fim-da-escala-6x1-viavel-para-a-economia-urgente-para-a-sociedade.shtml