CURSO

O Instituto de Economia da Unicamp apresenta o curso “International money in motion”, com o professor Robert Guttmann (Hofstra University, Université Sorbonne Paris Nord).

Uma ordem econômica e monetária internacional de longa data ancorada nos EUA, que orienta a economia mundial desde o final da Segunda Guerra Mundial, está se desfazendo. Exploraremos neste seminário “International money in motion” o porquê disso acontecer, o quê significa e para onde provavelmente iremos na transição.

Nossa discussão gira em torno de duas tendências importantes que moldam a evolução do dinheiro internacional, o movimento para uma economia mundial multipolar combinando o retorno à política de “grande potência” entre centros de poder representando diferentes variantes do capitalismo (EUA, UE, China) e a digitalização de dinheiro (criptomoedas vs moeda digital do banco central).

No futuro, o financiamento climático em apoio à transição de carbono zero, o desafio definidor deste século, desempenhará um papel cada vez mais importante na formação da dinâmica emergente da “tríade” e suas muitas camadas que moldam o mundo.

Teremos um curso de trinta horas, quatro temas: padrão do dólar, tríade multi moeda emergente, dinheiro digital, finanças climáticas.

Data: 1 a 12 de agosto de 2022.