EVENTO

O primeiro fórum de estudantes de pós-graduação do BRICS foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos dias 26 e 27 de setembro.

O objetivo do fórum foi estimular e promover pesquisas interdisciplinares nos países do BRICS e identificar as implicações da COVID-19 em quatro áreas: mudanças climáticas, desenvolvimento empresarial, desenvolvimento local, prioridades e resultados de financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento.

Os delegados do BRICS, que participaram online e presencialmente, interagiram como se estivessem todos na mesma sala. A primeira sessão sobre mudanças climáticas, presidida pelo professor Xiaolong Zou, da China, contou com nove apresentações.

“Esse fórum tem sido, na minha opinião, muito bem-sucedido. Tivemos uma coisa muito boa relacionada a esse formato híbrido. Além do público presencial em Campinas, também pudemos conectar outras pessoas que não puderam se juntar a nós pessoalmente. E então eu diria que a melhor parte do fórum está em sua disciplina. Foi muito bom ver as primeiras apresentações que eram sobre silvicultura e depois as questões de saúde, questões econômicas, empregos, política, energia, mudanças climáticas e assim por diante. Então, mostra que todas as histórias relacionadas ao BRICS podem ter um diálogo para construir um novo mundo”, disse Bruno de Conti, professor associado do Instituto de Economia da Unicamp.

O primeiro dia terminou com 19 apresentações sobre empreendedorismo, presididas pelo professor Sergey Smirnov da Rússia.

“O fórum reuniu jovens acadêmicos dos países do BRICS, o que é bastante natural, pois é a geração mais jovem que está mais bem integrada à comunidade global, um salto no desenvolvimento econômico. Nossos países têm um grande potencial de crescimento, que é melhor realizado em conjunto, aplicando as práticas mais bem-sucedidas que já foram testadas... o Fórum BRICS é uma excelente plataforma de lançamento para jovens cientistas", ressaltou.

O segundo dia começou com a palestra do Professor Fulufhelo Newswera, Reitor Executivo da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Durban, África do Sul, que falou sobre a dinâmica dos países do BRICS. Esta apresentação deu início a um dia produtivo de sessões interativas.

O fórum foi encerrado com um momento solene e significativo: foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Universidade Tecnológica de Durban e a Universidade de Campinas, estabelecendo uma forte relação de futuro entre as duas universidades do BRICS.

“Acho que o Fórum de Pós-Graduação do BRICS foi bom. Foram dois dias de intercâmbio acadêmico, discussões interessantes sobre uma variedade de tópicos, desde empreendedorismo de gestão ocidental até finanças e mudanças climáticas.Foram mais de 60 trabalhos apresentados. Assinamos um MOU com a Unicamp e esperamos cooperações interessantes em 2023 ao sediar o BRICS Academic Forum na África do Sul, paralelamente a isso esperamos também sediar o BRICS Postgraduate Forum. Esperamos que os acadêmicos do BRICS estejam na África do Sul, em abril do próximo ano”, resumiu Fulufhelo Newswera.

Com informações da TV BRICS