No final do mês de julho de 2018, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) realizará, no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP), o seu 56º Congresso Nacional.

Considerado o maior evento acadêmico na área da agricultura e desenvolvimento rural do país, o Congresso deste ano tem como tema: “Transformações Recentes na Agropecuária Brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social”.

Nos últimos anos, os encontros têm reunido cerca de mil pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes, técnicos do setor público e representantes do setor privado, com o objetivo de realizar uma atenta e profunda análise sobre as mudanças nos rumos da agricultura no país e sobre temáticas relativas ao desenvolvimento rural.

Em 2018, quatro temas foram elencados como articuladores e pilares centrais desse debate maior: a gestão, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social. Desta maneira, pretende-se que tais temas estejam presentes na programação geral do evento bem como em todas as discussões, de maneira a compor o mosaico maior que congregue as preocupações e os interesses do conjunto de pesquisadores e estudiosos do mundo rural brasileiro.

Nove grandes painéis contarão com a participação e contribuição de nomes expressivos do cenário nacional e internacional para debater temas relativos à pesquisa, inovação e extensão rural, bem como seus mecanismos de financiamento, tanto público como privado. Além disso, os temas das mudanças climáticas, da inclusão social e os limites da sustentabilidade relativos ao modelo agropecuário do país estarão no centro das preocupações. Por fim, porém não menos importante, serão discutidas questões relativas à conjuntura econômica e política do país, bem como aspectos estruturais específicos da estrutura produtiva levantados pelo Censo Agropecuário realizado no ano de 2017. E para fechar esse círculo de debates, será dada continuidade às discussões sobre o cenário atual dos programas de pós-graduação das diversas áreas que compõem a sociedade atualmente.

Para aprofundar os debates, por meio da apresentação de trabalhos científicos, estarão disponíveis no Congresso de 2018 treze Grupos de Trabalhos (GTs). Além disso, Sessões Organizadas (SORGs) e minicursos serão oferecidos, atividades estas que já estão consagradas na programação geral dos congressos anuais.