EVENTO REMOTO

Convidado: Pedro Peixoto Ferreira (IFCH/Unicamp)

Coordenação: Eduardo Mariutti (IE-Unicamp)

Segundo Gilbert Simondon, as máquinas têm o potencial de liberar o ser humano de todo trabalho mecânico, repetitivo, ou, no limite, de qualquer atividade que se resuma a um mecanismo ou a um programa de ação. Dessa perspectiva, em lugar de "substituir" motoristas humanos, os carros autônomos poderiam finalmente "liberá-lo" de um trabalho que, desde o início, é mecânico. Mas seria este o cenário que efetivamente se desvela no atual desenvolvimento de carros autônomos? Proponho explorar algumas questões atuais ligadas ao desenvolvimento e concretização dos carros autônomos, em especial: suas possibilidades técnicas e econômicas concretas de implementação; e alguns obstáculos éticos e morais que vêm condicionando essa implementação. Para isso, recorrerei aos conceitos de "servidão maquínica" e "sujeição social", como propostos por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Afinal, o que acontece com motoristas e pedestres, quando os automóveis finalmente se autonomizam? E o que poderia acontecer?

Quando: 26 de agosto de 2022, às 15h.

Link para participar: https://youtu.be/mxZYp-crnRo